domingo, 12 de setembro de 2010

A importância do cerimonial

Oi gente,



Nesse mundo de casamentos que vivemos sempre acontecem muitas coisas maravilhosas, mas nem tudo são flores, com diz a história.

Sei que o cerimonial tem uma função fundamental nos casamentos, não existe casamento sem cerimonial, eles tem que pensar em tudo, em todos os detalhes do casamento mas também tem que pensar em nós!

Logo após a cerimônia, tem o momento das fotos. Fotos com pais, padrinhos, crianças, pessoas que vieram de longe, pessoas que não podem deixar de ser registradas e os noivos. Esse momento é essencial para todo casamento, porque depois que a festa acabar a única coisa que vai ficar são as fotos. E o cerimonial, dentre tantas funções que eles tem, são as pessoas indicadas a auxiliar o fotógrafo e fazer esse trabalho de organizar as pessoas.

Fiz um casamento e fiquei muito, muito triste porque não consegui fazer direito esse momento das fotos, eram um chama chama da noiva e precisava do cerimonial alí para achar as pessoas, pedi algumas vezes a eles para achar as pessoas e fui surpreendida com uma resposta: vc quer nos ensinar a fazer o nosso trabalho? Fiquei morta, arrasada! Graças a Deus todas as fotos ficaram lindas, mas fiquei realmente triste. Tenho uma assistente, a Thamires, e não a chamei para fazer isso para não ser indelicada, porque já tinha muita gente para fazer, mas me arrependi porque não o fiz.

Então fiquei pensando muito como iria fazer esse post sem ser indelicada e sem atingir a ninguém, pois ele é uma necessidade e um grito para todos nós fotógrafos. E acabei achando em um blog do fotógrafo Carlos Leandro, do Rio de Janeiro, um post maravilhoso, ele leu meus pensamentos, e com a autorização dele, vou postá-lo agora para vocês, ele falou com exelência tudo o que eu estava querendo falar que era: NOS DEIXEM FOTOGRAFAR!

A importância do Cerimonial: por Carlos Leandro

(...)
Há algum tempo eu tento me reunir com os noivos antes do casamento, tentar saber de cada detalhe que acontecerá e principalmente saber o que eles mais querem, o que mais gostam, etc… Mas nem sempre isso é possível, normalmente conversamos de alguma forma, por e-mail ou telefone, o que já ajuda muito, principalmente quando é possível conversar, também, com o pessoal do cerimonial. É nesse ponto que quero chegar…
O cerimonial, para mim, é fundamental. São pessoas, que além de tudo o que fazem pelos noivos no ano que antecede a preparação, os ajudam durante o dia da festa, trabalham muito para que tudo dê certo, verificam se cada detalhe que a noiva quer está presente, se não falta nada… resolvem possíveis contra-tempos… muita coisa mesmo.
Para nós, fotógrafos, o cerimonial está sempre pensando em nós… pelo menos deveria ser assim… Quero aqui contar alguns casos, que aconteceram comigo, onde senti falta de bom senso ou profissionalismo, isso é mais um desabafo do que qualquer outra coisa, nada pessoal com ninguém, acho que o que falarei servirá para todos nós, profissionais e noivos !
Primeiro de tudo, NOS DEIXEM FOTOGRAFAR ! Acho que o momento “fotos” é uma coisa íntima do fotógrafo e do casal. Se os noivos não quiserem, ou acharem que estamos sendo importunos eles falarão. Não precisa ficar no nosso ouvido falando que “já deu”, afinal quem é o fotógrafo? Tenho plena consciência do tempo que temos, aliás, converso isso com os noivos o tempo todo, gostaria que os noivos que já fotografei falassem sobre isso! Tenho a preocupação de acompanhar a hora pelo celular a todo momento.
Certa vez, fotografando na mesa do bolo com madrinhas, padrinhos (16 casais), pais, avós, primos… A noiva queria todo mundo e nós já havíamos conversado sobre isso, ela disse que queria utilizar 1 hora para tais fotos, para mim, muito tempo, mas, já tínhamos fechado questão. Começamos e foi aquele caos, a caixa de som ficava ao meu lado, 2 cerimonialistas “organizando”, colocando as pessoas nas fotos… Penso que o cerimonial organiza as pessoas ao meu lado e eu digo como faremos as fotos, mas não, o cerimonial ao meu lado queria “agilizar” e aí a confusão das fotos pareceu não ter mais fim, entram 2 casais, entra irmão, entra pai, sai pai, entra tio… PARA TUDO !!! Por ordem, para não nos perdermos, primeiro as crianças ou os pais, depois os padrinhos, depois quem tiver que ser. Ouvi da cerimonialista: “Faz os pais depois, já estão todos os casais de padrinhos aqui” e eu argumentei: “Mas os pais tb estão aqui!” “Os padrinhos esperam…”
No meio das fotos dos padrinhos faltava 1 madrinha… o cerimonial me coloca os pais para brindar com os noivos, faço as fotos… o cerimonial retira os pais e eu falo “vamos fazer logo os pais” Resposta: “não, próximo casal”… RESULTADO: depois de MUITA desorganização, liberamos os noivos para a pista de dança e no outro dia recebo um email pedindo foto dos pais, da noiva, sozinhos com os noivos, daí eu te pergunto, eu tenho??? NÃO !!! Só tenho do brinde ! Com todo mundo junto…
Momento “fotos”, na minha opinião o cerimonial ORGANIZA e o FOTÓGRAFO FOTOGRAFA… simples assim.
Um dia desses estava eu saindo com a noiva do hotel, indo para a Igreja, a noiva liga para o cerimonial e avisa: “Estou saindo” o que o cerimonial faz??? Começa o casamento sem o fotógrafo, simples, né??? QUASE INFARTEI ! Sorte que o câmera que estava lá foi NINJA ! Filmou, fotografou… Cheguei no local liguei o gravador de áudio e corri !
Quantos fotógrafos já ouviram do cerimonial: “Eles não vão tirar fotos lá não…” Quando ouço isso escorre uma lágrima… Quem decide isso são os noivos e o fotógrafo. Aceito sugestões, mas dizer que não vão fazer porque o cerimonial não quer, é duro de ouvir !
Bom, eu acho que temos muitos cerimoniais bem preparados, que conversam com os fotógrafos, nos ouvem, fazem o melhor para os noivos. Penso que é um trabalho de muita parceria, temos que nos entender perfeitamente, conversar, ser uma equipe de fato. Fico muito feliz quando a festa acaba e o cerimonial foi perfeito, pois é isso o que mais facilita o meu trabalho.
Ao final de cada festa quero sempre poder agradecer ao cerimonialista, pois, para mim eles fazem parte da minha equipe, ajudando a gerenciar tudo, sabendo de tudo que vai acontecer e sempre nos adiantando as informações. Mas essa parceria precisa funcionar bem, ser eficiente!
É isso aí, a vontade que tem que prevalecer no final das contas é as dos noivos. Temos que realizar o grande sonho da melhor maneira, para que todos saiam MUITO FELIZES !
Espero muitas opiniões !

bjs !

Carlos Leandro


______________________________________

Então é isso. Um beijo para todos!!!!!!!!!

Karina

" O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz." Números 6:26

3 comentários:

  1. Muito bom post !!!

    Problemas com cerimonial me deixam bem triste no fim do evento...
    bjs !

    Parabéns pelo trabalho !

    ResponderExcluir
  2. É a mais pura verdade Karina. o que vc postou, juntamente com esse amigo fotográfo, pq o que mais a gente vê em muitos casamentos é a falta de profissionalismo de muitos cerimoniais, que ao meu ver, falta não só profissionalismo ou bom senso, e sim falta de ética desses profissionais que se dizem tão preparados para o grande dia!!!,lembra Karina do meu caso? que o buffet que eu tinha contratado já estava incluso o cerimonial, mais quando vc me disse que às vezes tinha "probleminhas" com alguns, aí foi quando resolvi abrir mão do que eu tinha, e pagar o cerimonial de vcs, justamente p/ q ñ ocorresse nenhum problema? às vezes creio que vale mais a pena pagar um pouco mais, e ter certeza que sairá tudo como sonhamos, do ter que passar, (ou fazer vcs passarem) por certas situações que no final quem sairia mais prejudicados, seriam nós noivos, pq no final de tudo, iríamos pensar"- queria tanto fazer uma pose assim ou assado, ou, esqueci de tirar foto com fulaninho, ou em algum lugar especial no casamento, entre outros..."e tbm o próprio fotográfo que sairá com um mau profissional de ñ ter conseguido satisfazer as tão desejadas fotos...O bom cerimonial visa em fazer com que o casamento saia ORGANIZADO E PERFEITO, sem nenhum tipo de problemas, como tbm O FOTOFRÁFO, que em sua grande maioria só visa um único objetivo: FAZER COM QUE AS FOTOS SAIAM PERFEITAS!!!afinal, o que restará no final a não ser as lembranças registradas nas fotos??? pena que alguns são mal interpretados de serem julgados os Donos da festa, na vista de muitos cerimoniais!!!

    bjosss....BEBEL DANTA´S

    ResponderExcluir
  3. Ká, esse é um dos motivos que queria sabe abrir um cerimonial.. pois só quem está do lado de cá da história que ralmente sabe.. poxa hj em dia tme cerimonial que cobram mais de 1000reais e não fazem nem a metade..
    eu tenho certeza frustração em realação a cerimonial.. espero, que se for da vontade de Deus, eu possa fazer a diferença..
    eu sei bem do que vc tá falando... pelo menos deu para perceber..
    bem, mas vc sempe arraza! e no fim as noivas só lembram de vc@ rsrs

    amo d++

    ResponderExcluir